h1

Busca pela cultura tradicionalista gaúcha

setembro 22, 2007

 

Abaixo de chuva, os gaúchos encerraram as comemorações da Semana Farroupilha no dia 20 de setembro. O tradicional desfile, contou com a presença de 10 invernadas, e aproximadamente 2 mil pessoas.

O desfile desse ano teve como tema a história dos transporte no Rio Grande do Sul.

 

Desde o início do mês, quando começou as festividades, o estado foi marcado por manifestações que resgatam a cultura gaúcha. O acampamento na Estância do Harmonia, na capital, é uma das mais imponentes amostras do tradicionalismo gaúcho. Formado por 386 piquetes, e pistas de provas, foi possível acompanhar o dia-dia dos acampados nos principais sites de notícias do estado. No mais importante jornal, o Zero-Hora, em sua versão online, deu atenção especial ao assunto. Com matérias sobre a rotina dos participantes do evento, e outros acontecimentos culturais em outras cidades do interior do estado, foi possível relembrar os costumes peculiares dos gaúchos.

 

 

O acampamento que teve a abertura oficial no dia 4 de setembro, duas semanas antes já era comum a presença da tradicional gauderiada circulando pelo Parque Harmonia, empenhados na construção dos piquetes, que servirá de abrigo aos tradicionalistas até o dia 23 de setembro.

A rotina dos acampados tenta exercer as tradições do gaúcho, com a habitual fogueira de chão, as rodas de chimarrão, comidas campeiras, como o churrasco e o carreteiro, e as vestimentas típicas.

Foto: Caroline da Fé

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários

  1. […] Weblog Just another WordPress.com weblog « Busca pela cultura tradicionalista gaúcha Desfile de 20 de setembro Setembro 22nd, 2007 Com o tema “Assim se Movimentou o […]


  2. […] de fóruns na seção Mural e de testes, no Quiz; conhecer a história, os acampamentos, os elementos tradicionais; e acompanhar as principais notícias da Semana Farroupilha.Em uma média de 2 matérias por dia, o […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: