h1

Capital da fumaça

novembro 23, 2007

O aumento do tráfico e consumo de drogas assusta Porto Alegre. Considerada uma das melhores cidades para se viver, a capital dos gaúchos sofre com essa realidade prolixa do Brasil.

Porto Alegre é apontada como a cidade em que há maior consumo de drogas por estudantes. Segundo especialistas é considerada a hipótese de que isso ocorra devido ao alto poder aquisitivo. “Quanto maior o poder aquisitivo, maior a possiblidade de consumir drogas, que afinal, custam dinheiro”, afirma o psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, chefe do serviço de dependência Química do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.

Pensando nesse aumento, a Câmara Municipal de Porto Alegre organiza para o mês de dezembro uma audiência pública que debaterá a drogadição na capital. O encontro também deverá abordar questões relativas ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de drogadição, além de discutir as políticas públicas na capital e as deficiências na rede social de atendimento neste tipo de situação. Conforme Maria Celeste, Presidenta da CMPA, deverão ser convidados para a audiência gestores públicos do município, órgãos e instituições da área e da sociedade civil.

O juiz da 3ª Vara da Infância e Juventude, Dr. Leoberto Brancher, será um dos participantes da audiência e sugere a criação de um trabalho multidisciplinar, com as famílias de jovens em situação de vulnerabilidade. “O problema da drogação não é a falta de investimentos em assistência social ou saúde, mas sim a má gestão de recursos públicos para esta fim, o que proporciona o agravamento do quadro de violência, consumo de drogas e tráfico”. Outra alternativa, conforme o juiz, seria a qualificação de atendimento, através de especialização do serviço público nessa área.

Caroline da Fé

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: