h1

Tropa de Elite: ficção ou realidade?

Baseado no livro Elite da Tropa, do antropólogo Luiz Eduardo Soares, o filme Tropa de Elite ganhou muita repercussão no Brasil, por tratar de um tema social que vem sendo muito discutido na atualidade, o tráfico de drogas. Tendo como pano de fundo as atividades do Bope (batalhão de operações especiais ), que é considera a instituição que atua mais fortemente no combate ao tráfico.

O filme critica duramente os usuários de substâncias ilícitas, principalmente a classe média (por serem os maiores consumidores), atribuindo-lhes culpa pela expansão do tráfico de drogas e da violência, e gerou grande debate na mídia brasileira por mostrar as práticas de tortura por parte dos policiais.

O filme se destaca por não se apresentar a nós na forma de entretenimento escapista, mas sim como um veículo de conscientização. A história contada não foi necessariamente construída para a imersão na ficção, mas para ilustrar uma realidade. Realidade essa que é mais próxima ou mais distante de nós, dependendo de quem assiste, mas ainda assim uma realidade inegável.

Anúncios

One comment

  1. […] WordPress.com weblog « Capital da fumaça Novembro 23, 2007 O aumento do tráfico e consumo de drogas assusta Porto Alegre. Considerada uma das melhores cidades para se viver, a […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: